Ensino Médio

Ensino Médio é um período de importantes transformações, aprendizagens, sonhos, superações, questionamentos e decisões para o futuro. No Colégio Dom Inácio, os adolescentes são orientados a enfrentar os grandes desafios que a sociedade contemporânea, em permanentes mudanças, apresenta aos seus jovens.

"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo."
- Nelson Mandela

Nossos Diferenciais

Além da excelência acadêmica, o compromisso com a formação humanística está presente nas ações educativas do Ensino Médio, tanto em ambiente de aulas - dialogadas e reflexivas - quanto nas intervenções para resolução de conflitos, com orientações pedagógicas e psicopedagógicas. Há também além dos os momentos de convivência e ações que proporcionam a interação entre os pares na amplitude de suas manifestações culturais e artísticas.

O hábito de estudo se consolida nas ações orientadas e autônomas dos jovens, que percebem, no Ensino Médio, a grande etapa de busca da vida adulta como cidadãos reflexivos e atuantes. Nas aulas de Ciências Humanas, o conhecimento se desenvolve num processo de educação dialógico, comprometido com a contextualização dos desafios e das contradições atuais.

Os componentes curriculares são pensados e elaborados, em consonância com as necessidades de desenvolvimento das habilidades e competências, imprescindíveis ao ingresso no Ensino Superior, de forma efetiva.

Nos laboratórios de Química, Física, Anatomia e Microscopia, as aulas proporcionam vivência investigativa e estímulo à pesquisa científica. A relação teoria e prática permite a compreensão e a sedimentação de conceitos.

Os conteúdos desenvolvidos nas diferentes áreas do conhecimento estabelecem conexão com a realidade dos estudantes. E constituem os meios para o desenvolvimento das capacidades de raciocinar, argumentar, solucionar problemas, criar e aprender continuamente. Os componentes curriculares são pensados e desenvolvidos em consonância com as necessidades de desenvolvimento global do sujeito, em relação à filosofia, à ciência e aos saberes, indispensáveis para o prosseguimento acadêmico e profissional.

Orientar e inserir, também, o aluno no processo de escolha profissional, assim como prepará-lo para o ingresso no Ensino Superior de modo a fortalecê-lo e auxiliá-lo a adquirir segurança para os enfrentamentos dos diversos tipos de avaliações internas e externas, como Vestibular, ENEM, Olimpíadas Científicas, são aspectos relevantes em nossa proposta pedagógica.Estes visam à excelência acadêmica e de atendimento às demandas apresentadas por nossos estudantes.

Acreditamos, ainda, que estimular, constantemente, a criatividade aplicada aos projetos culturais (apresentações teatrais de literatura, show de talentos, sarau, jogos estudantis, entre outros), contribui para o clima institucional agradável, além de estimular a autoestima, a alegria e a valorização da vida.

Quando o adolescente se sente protagonista de seu desenvolvimento acadêmico, pessoal e cultural, é marcado para sempre como ser humano, capaz de conhecer, aprender e de colocar-se na sociedade como agente transformador.

Horários de Aula